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31.AGOSTO.2017

Como melhorar seu SEO com Link Building Interno

Como melhorar seu SEO com Link Building Interno

Claro, os backlinks são importantes, mas o colunista Kristopher Jones indica o caso de que o link interno também seja um componente crítico para melhorar a otimização de seu site e a experiência do usuário.

Na minha Startup, LSEO, recentemente administramos uma auditoria de link interno para ajudar a informar e aprimorar nossa estratégia de marketing. Com vários freelancers e escritores constantemente contribuindo com conteúdo, o nosso site tem mais que triplicou em tamanho nos últimos dois anos.

Infelizmente, a execução de uma enorme iniciativa de marketing de conteúdo, sem uma estratégia central de links internos, limitou a disseminação da autoridade de links em todo o nosso site.

Eu recomendo a auditoria de sua própria estrutura de ligação interna para garantir que você não esteja inibindo que uma postagem do blog seja rastreada ou recebendo "link juice". Isso não é apenas ruim da perspectiva de SEO, mas também do ponto de vista comercial. O conteúdo que não está corretamente interligado pode não corresponder ao seu potencial de ranking orgânico completo - ou ser facilmente encontrado pelos usuários.

Vamos rever algumas das melhores práticas de ligação interna e mostrar-lhe por que a interligação ainda deve ser uma preocupação central do seu desenvolvimento de SEO.

A função e os benefícios dos links internos

Função

Uma estrutura de ligação interna sofisticada fornece valor de SEO e Experiência de Usuário (UX) para o seu site. Aqui estão alguns destaques da funcionalidade do link interno:

  • Abre caminhos para páginas da web menos acessíveis aos robôs do mecanismo de busca.
  • Ajuda a organizar páginas da Web categoricamente com base na palavra-chave usada no URL do link e texto de âncora.
  • Melhora a navegação do usuário ao fornecer outras maneiras de interagir com seu site.
  • Usa palavras-chave de texto de âncora para auxiliar a intenção do usuário.
  • Passa "link juice" entre páginas da web (um fator de classificação suposto).
  • Organiza a arquitetura do site e comunica aos motores de busca suas páginas mais importantes.
  • Ajuda campanhas promocionais visivelmente destacando ou apresentando links em uma página inicial ou ao lado do conteúdo.

Claro, existem instâncias de links que os motores de busca não podem analisar. É importante mencioná-los para que você não os utilize erroneamente

  • Links em páginas da Web que não são permitidas no seu arquivo robots.txt.
  • Links em barras de pesquisa ou campos de submissão.
  • Links em plugins incorporados, como Java ou Flash.
  • Links em páginas da web com mais de 150 links.

Experiência do usuário (UX)

Deixando de lado todo o valor de SEO de links internos, a interligação de páginas é valiosa para o seu UX. Uma estrutura de interligação experiente deve incluir um menu drop-down funcional e uma barra de navegação com links para conteúdo tópico relevante para satisfazer a intenção do usuário.

Fornecer instruções claras para cada link incentiva a interação do site, que também tem muito valor SEO. Isto não só aumenta o tempo de espera e o tempo de duração do usuário, mas quanto mais tempo o usuário permanecer no seu site, mais provável é que ele / ela complete a conversão desejada.

Imagine chegar a uma página incrível vindo de uma fonte de referência e tentar encontrá-la um dia depois. Infelizmente, sem texto âncora otimizado no URL ou links profundos para indexar a página corretamente, pode ser impossível encontrá-lo através de métodos de tráfego direto, o que é frustrante.

Autoridade de links

Ao contrário dos backlinks, os links internos não têm impacto direto no algoritmo do Google. Mas aumentam o fluxo de autoridade de backlink que circula de uma página para outra.

Novos artigos de blog nascem praticamente sem autoridade ou reconhecimento. Com um link profundo a partir da página inicial ou uma página de pedra angular, você transfere instantaneamente autoridade anteriormente concedida para essa página. Essa peça será indexada mais rapidamente e será mais alta como resultado.

Práticas recomendadas de interligação de páginas

Arquitetura do site

Sua estrutura de links internos deve seguir uma formação de pirâmide. Sua página inicial repousa no topo. Todas as páginas dentro de um link da página inicial serão percebidas como as mais importantes para os motores de busca.

O objetivo é reduzir o número total de links que ocorrem entre uma página da web e a página inicial. Sua página inicial é a sua mais autoritária, em parte porque é a página que receberá a maioria dos backlinks. Aproveite a autoridade da sua página inicial para espalhar o suco do link uniformemente em todo o seu site e posicione cada página da web para classificar altamente.

Isso nos leva à importância das barras de navegação e da funcionalidade do menu. À medida que seu site cresce com postagens de blog, páginas de conteúdo e recursos, esses sofisticados recursos de navegação garantirão que todas as páginas da web ainda estejam dentro de dois ou três links da página inicial.

Links de conteúdo

O conteúdo não é simplesmente um lugar inteligente para inserir links internos para indexação, mas também ajudam a UX do nosso site. Colocar um link em um conteúdo serve como um material de origem e comunica aos leitores que você pode parar de ler para coletar mais informações.

Os links de conteúdo fazem com que eles se destatem visualmente do resto do conteúdo e convida os usuários a clicar neles. Idealmente, você quer colocar links nas postagens do blog para outras postagens de blog relevantes. A relevância é fundamental porque links irrelevantes irromperão seu UX e resultarão em bounces.

Você deve garantir que sua página da Web não contenha links quebrados. Em caso afirmativo, redirecione esses links para páginas da web relevantes. Também é importante que suas páginas sejam rápidas para garantir uma experiência de usuário positiva e evitar quedas. Além disso, certifique-se de que qualquer página da Web vinculada não esteja a mais de um clique de distância de uma página de conversão e sempre contém uma chamada para a ação ao alcance.

Alguns especialistas especulam que os links de conteúdo são mais valiosos do que outros links de navegação, o que traz um tópico interessante: os links em diferentes pontos de página afetam meu SEO e quais são as melhores práticas?

Posições de links na página

De acordo com John Mueller do Google, "a posição em uma página para links internos é bastante irrelevante do nosso ponto de vista".

Isso não significa que a posição de links internos importantes seja irrelevante do ponto de vista da UX. Idealmente, você colocará seus links internos mais importantes em sua página inicial, na barra de navegação ou em um menu suspenso.

Nas páginas de autoridade inferior, não é necessário vincular novamente a sua página inicial ou a página de contato no conteúdo. Não passa "link juice", nem promove um UX positivo. É melhor linkas somente a outras publicações relevantes. Os links de rodapé e os links da barra lateral devem ser vinculados ao conteúdo relevante ou às páginas do produto. 

A colocação de links no final dos artigos ou em uma barra lateral para páginas web relevantes encorajará os usuários a continuar interagindo com seu site. Isso fornece sinais positivos para o Google, o que pode afetar indiretamente o site e o ranking da página.

Uma ótima maneira de ajudar a indexar seu conteúdo é colocar tags de links ou palavras-chave no conteúdo que irá comunicar aos motores de busca o tópico dessa página de destino.

Os links de Breadcrumb e um sitemap XML também contribuem muito para a navegação do rastreador de usuários e sites.

Relevância do link

O componente essencial do Link-building 101 e Internal Linking 101 é a relevância. Otimize todo o texto âncora para refletir o título ou tópico da página de destino que está sendo vinculado. A colocação de texto âncora irrelevante em um link qualificará seu site como spam.

Certifique-se de criar variações de palavras-chave para a sua estrutura de texto âncora. Constantemente, usar o mesmo texto âncora para cada link pode se qualificar como spam e, se usado para diferentes páginas de destino, resultará em canibalização de palavras-chave.

Aproveite sua pesquisa de palavras-chave e realize uma auditoria de link para identificar áreas de conteúdo onde os links internos relevantes podem ser colocados. Idealmente, você vai querer em torno de três links internos para um conteúdo, pelo menos - talvez mais, dependendo da contagem de palavras.

Links call-to-action (chamada para ação)

Não consigo deixar de mencionar a importância de otimizar sua chamada para ação (CTA) para maximizar sua taxa de conversão. Um botão CTA deve ser grande e ousado e deve ser otimizado para cada dispositivo. 

O posicionamento do CTA é importante, e eu recomendo colocar um CTA acima da dobra. O QuickSprout geralmente usa um CTA deslizante que reúne conversões maciças.

Em última análise, você deseja que o seu CTA esteja presente em cada página da web para que os usuários estejam sempre a um ou dois cliques para longe de criar uma conversão.

Links nofollow

Se você não deseja que um mecanismo de pesquisa conte o link juice que flui através de uma página da web específica, então você pode colocar um atributo rel="nofollow" na tag do link. Estes são frequentemente utilizados em links encontrados em comentários e conteúdo gerado por usuários para proteger contra penalidades de spam.

Infelizmente, esta etiqueta às vezes pode causar um efeito de ondulação e limitar a autoridade que flui através de outras páginas diretamente vinculadas a essa página. O Google especificamente não aconselha o que ele se refere como "escultura pagerank", e o atributo nofollow geralmente não deve ser anexado a links internos.

Conclusão

Quando pensamos em links building, muitas vezes ignoramos o valor UX e SEO de construir nossa própria estrutura de links internos. Embora os backlinks permaneçam as jóias da coroa da SEO, seus efeitos podem ser amplificados através de uma estrutura de link interna sofisticada que distribui a riqueza uniformemente em todo o seu site.

Estudo de caso baseado no artigo: https://goo.gl/BVCx4o

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